20.12.11

ENSINO RELIGIOSO

É preciso despertar em diretores, professores, pais e alunos a percepção da importância do Ensino Religioso no processo educativo; é preciso que o professor que está trabalhando o Ensino Religioso respeite o ser humano e as suas crenças; que acredite em si, nos outros e na transcendência e que tenha consciência de sua vivência religiosa, pois assim terá mais facilidade para dialogar com os outros a partir da fé, respeitar a diversidade religiosa, não fazer proselitismo e construir uma vida mais humana com os alunos.

Urge que os educadores saibam aproveitar o espaço do Ensino Religioso que existe em nossas escolas para criar uma consciência crítica em relação à dimensão religiosa da vida e da compreensão dos fenômenos. Que permita que as pessoas possam compreender-se como seres religiosos e que vivenciem uma religiosidade saudável e madura. É necessário que o educador se perceba como um ser religioso para dialogar com os outros e respeitar esta dimensão humana em seu fazer educativo. Para uma educação integral é necessário formar educadores mais espiritualizados,conscientes de sua religiosidade, de sua fé, pois, quanto mais evoluído o ser humano neste sentido, melhor será o mundo, melhor será a educação.
Segue abaixo algumas atividades para serem trabalhadas durante o ano:











Um comentário:

  1. Muito bom. Parabéns! Estou fazendo o curso do CONER que capacita par o trabalho com ensino religioso e vou recomendar esta postagem e atividades para elas. Ganhaste um lugar na minha barra de favoritos. Também sou blogueira, se quiser visite meu blog: http://reticenciasdalarissa.blogspot.com.br/
    abraço
    Larissa, de Capão do Leão, RS

    ResponderExcluir