31.5.12

Livro Didático - 2012

  Aspectos Operacionais para a Escolha do Livro Didático

 Educar vai além de transmitir conhecimentos. É um ato de amor de profissionais que dedicam suas vidas a ampliar horizontes e revelar novos mundos.
  O livro didático é um instrumento pedagógico muito utilizado no ambiente escolar. Contudo, cabe ao professor selecionar dentre a variedade deles o que mais se adapta à sua metodologia, tendo em vista que será utilizado como subsídio docente.
  O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.  Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.

Guia do livro didático 

Uma estratégia interessante para começar uma discussão com os professores é analisar as obras atualmente em uso, verificando em que e por que vocês, professores, estão – ou não – satisfeitos com elas:
• A seleção de conteúdos é adequada?
• A sequência em que são apresentados obedece à progressão da aprendizagem planejada por sua escola?
• O conjunto de conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles, é adequado para o seu aluno e está de acordo com o currículo?
• A linguagem é clara e precisa?
• O texto das explicações é acessível para os alunos?
• As atividades se preocupam em ajudar o aluno a entender o texto das lições?
• O Manual do Professor contribuiu o suficiente para um melhor uso do material?

Após essa primeira reflexão, é possível ter-se uma visão mais clara do que o conjunto de professores necessita e espera de um bom livro didático.
A seguir, são apresentadas algumas sugestões que poderão ser úteis para se alcançar um bom resultado no processo de escolha:
I. organizem-se em grupos, planejem a leitura e a discussão do Guia e aproveitem para pesquisar as obras aprovadas nos links disponibilizados pelas editoras;
II. conduzam as discussões com base em um roteiro previamente definido, elaborado por vocês, do qual devem constar aquelas características consideradas imprescindíveis para uma boa obra: verifiquem se a proposta de trabalho de cada obra está de acordo com o projeto político pedagógico e com o currículo da escola para a disciplina em questão; verifiquem, ainda, se a obra apresenta uma progressão adequada (de um volume para o outro e no interior de cada um deles); procurem, também, nos casos das obras de Letramento e Alfabetização (1º ao 3º) e de Língua Portuguesa (4º e 5º), e de Alfabetização Matemática (1º ao 3º) e de Matemática (4º e 5º), coleções que apresentem propostas pedagógicas compatíveis de modo a garantir uma progressão adequada.
III. as experiências anteriores podem ser boas orientadoras, assim procurem avaliar as coleções atualmente em uso e definir quais aspectos foram favoráveis e quais não atenderam às expectativas do grupo; procurem levar essas experiências em conta na hora da discussão em grupo;
IV. considerem a possibilidade de a escola receber a segunda opção e procurem fazer a escolha dessas obras da mesma forma como vocês procedem para a escolha da coleção em primeira opção;
V. anotem e guardem, cuidadosamente, os dados das coleções analisadas, mas não escolhidas; essas informações poderão ser úteis para os próximos processos de seleção de obras didáticas;
VI. da mesma forma, anotem os dados das coleções escolhidas, para evitar dúvidas futuras. Guia de Livros Didáticos PNLD
Esses cuidados e, principalmente, uma leitura atenta e coletiva do Guia pelo conjunto de professores de sua escola contribuirão para uma seleção de obras adequadas às necessidades dos alunos e professores e à proposta pedagógica da escola.

Orientações para a escolha PNLD Ensino Fundamental Anos Iniciais 2013.
Para saber cada passo, é só clicar e um novo link abrirá, com todas as informações necessárias.
Basta clicar!


29.5.12

A criança em seu mundo

Café Filosófico - 
A criança em seu mundo 
- Mário Sérgio Cortella

De acordo com o educador Mário Sérgio Cortella, nós estamos sacando o futuro por antecipação. Significa que nós estamos gastando os meios que permitiriam a existência de próximas gerações. Segundo sua análise, nós anunciamos às crianças: Não haverá futuro, não haverá meio ambiente, não haverá segurança, não haverá trabalho. Vocês não têm presente!? A criança tem o mundo da imaginação, da poesia, da fábula, da infância, e muitas vezes, os adultos não conseguem entrar nesse mundo. Mas, segundo o próprio educador, é preciso criar relações mais próximas com as crianças e saber quais são as suas necessidades e desejos para que possamos formar cidadãos conscientes e atuantes. O programa traz ainda a participação da atriz Maria Luisa Mendonça que interpreta o poema "Verbo Ser", de Carlos Drummond de Andrade e texto de Carl Jung. O programa Café Filosófico é uma produção da TV Cultura em parceria com a CPFL Energia.

Tipos de textos

                  Os textos, como meio de comunicação, expõem as diferentes intenções do(a) emissor(a): informar, convencer, seduzir, comunicar, avisar, entreter, orientar, sugerir, receitar, dentre outros. De acordo com essas e muitas outras intenções e levando em conta a função dos textos, eles podem ser caracterizados em:
TEXTOS HUMORÍSTICOS:
* Histórias em quadrinhos
* Piadas
* Adivinhações
* Jogos
* Charges
* Cartuns
TEXTOS LITERÁRIOS:
* Contos
* Lendas
* Fábulas
* Poemas
* Parlendas
* Trava-línguas
* Cantigas de roda
* Crônicas
* Diários
* Novelas
TEXTOS INSTRUCIONAIS:
* Receitas
* Manuais de Instruções
* Regras de Jogos
* Regulamento
TEXTOS INFORMATIVOS:
* Pesquisas
* Biografias
* Notas de enciclopédias
* Artigos
* Mapas
* Definições
* Relatos de experiências
TEXTOS JORNALÍSTICOS:
* Notícias
* Reportagens
* Entrevistas
* Anúncios
* Carta do Leitor
* Notícias de rádio e tv
TEXTOS INTERPESSOAIS:
* Carta (vários tipos)
* Bilhetes
* Telegramas
* Convites
* Agradecimentos
* Atas
TEXTOS PUBLICITÁRIOS:
* Avisos
* Folhetos
* Murais
* Cartazes
* Faixas
* Anúncios
* Outdoors
* Placas
* Inscrições em muros
* Endereços Eletrônicos
* Internet

28.5.12

ENEM - 2012

Enem: inscrições começam antes do previsto; saiba como fazer...

Já estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) antecipou em alguns minutos o período de registro, previsto para começar apenas às 10h desta segunda-feira. Segundo o instituto, a antecipação foi proposital, uma vez que o sistema já estava pronto para ir ao ar. A assessoria do Inep afirma que não há problema que as inscrições tenham sido abertas antes, uma vez que o horário de início não é estabelecido por ofício, e que a ideia era justamente testar o sistema para que não houvesse atraso no horário previsto.
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro e espera-se um número recorde de inscritos, com mais de 6 milhões de candidatos. As inscrições devem ser feitas no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/.
A taxa de inscrição é de R$ 35, e o pagamento deve ser efetuado até 20 de junho. São isentos da taxa alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, a escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e o candidato deve fazer a comunicação no ato da inscrição. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.
Desde 2009, o exame ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.
No primeiro dia do exame, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.
Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças nos critérios de correção da redação com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros. O edital com todos os detalhes do exame foi publicado na sexta-feira no Diário Oficial da União.